Pocket

A Cauda Longa

A Cauda Longa

Falamos de FOCO, de concentração de raio laser

Cauda Longa deveria na verdade se chamar frase-chave, já que é formada por mais de uma palavra.

Ficará melhor, para quem esteja apenas iniciando nas atividades do Marketing Digital, se exemplificarmos:

Tomemos uma palavra-chave de Cauda Curta: Sapato.

Sapato preto, já seria uma palavra-chave de Cauda Longa pequena, suficiente para o caso de não se pretender ou não necessitar focar mais ainda um público consumidor específico.

Aqui usamos a palavra Focar, de foco. Focar é o que faz a Cauda Longa, em todo caso e sempre.

Analisando a Cauda Longa, podemos compreender que significa no final das contas apenas isto: Estreitar, concentrar o FOCO em um nicho.

Imaginando que Você possua uma loja que venda apenas sapatos pretos – Essa seria a sua palavra-chave. No entanto, fazendo uma busca no seu robot de buscas preferido (Google ou outro), verificará (Isto é apenas uma situação hipotética, não correspondendo necessariamente a um fato) – através do cálculo simples de dividir a quantidade de ocorrências mostrada no topo da página de buscas do Google pela quantidade de buscas vistas no Planejador de Palavras-chave, ou Google Planner, do Google AdWord, ou em outro buscador – que para essa palavra-chave  a concorrência seria gigantesca, difícil de ser enfrentada.

 

Considerações sobre Cauda Longa

 

A Cauda Longa

Jovem exultante de alegria, como quem encontra uma Palavra-chave de Cauda Longa com grande potencial de proporcionar lucros

Muitos de nós estamos familiarizados com a hoje muito famosa regra 80/20. Aquela que diz que 20% fazem ou ganham tudo, enquanto os demais 80%… (Há uma considerável quantidade de publicações a respeito, na Internet e em livros impressos em papel). Essa é uma boa lição a ser aprendida quando se trata dos negócios no mundo físico, palpável. Quando se trata dos negócios na Internet, o que as últimas pesquisas tem demonstrado é que a coisa anda na base dos 72/28. Esse é o modelo para os negócios no Mundo Virtual, este onde o Marketing Digital se situa.

Mas… Você diria – E o que isso tem a ver com a matéria deste Post? Tudo, na verdade.

Dominar a Cauda Longa, com sua capacidade de estreitar o foco, de dirigir suas ofertas de produtos e serviços a um público extremamente segmentado, de um MICRONICHO bem estreito, em uma analogia muito próxima da verdade, significa colocar seu carro na estrada do lado correto, com tudo funcionando perfeitamente, e seguindo rumo a um destino muito bem estabelecido com antecedência. Você só terá como chegar ao destino, sem se desviar um pouco que seja.

E isso é FOCO, a palavra que define tomar um rumo e se manter nele, sem se distrair, sem se descuidar. Ir e ir… somente.

Falamos, em última instância, apenas disso: FOCO. E as palavras-chave de Cauda Longa não são outra coisa senão FOCO. Foco, sempre que possível, extremo.

Naturalmente, Você terá tido o cuidado de verificar cuidadosa e meticulosamente à luz do cálculo de que falamos no começo: Quantiddade de ocorrências da palavra-chave dividida pela quantidade de buscas verificadas com o Google Planner, o SEMRush, o MOZ ou outro sistema de pesquisas.

Tomados esses cuidados, Você terá apenas que oferecer conteúdo nas páginas de seu Blog e controlar seu desempenho com as ferramentas do Google.

A Cauda Longa

Seminário dedicado ao Marketing Digital, com destaque para o estudo das palavras-chave de cauda longa.

Assim, dedique boa parte de sua atenção ao estudo meticuloso das palavras-chave de Cauda longa. Estude paralelamente FOCO, na Internet e também em livros.