Copywriting e suas regras

Copywiting, o que primeiro se deve aprender quando se escreve textos. Para se saber cuidar para que os textos tenham fácil leitura e compreensão.

Mensagens agradáveis e fáceis de se ler atraem mais visitantes, gerando assim maiores taxas de conversão.

Neste post ofereceremos cinco dicas sobre como tornar seu Post mais claro e portanto compreensível.

Mantenha o foco em sua audiência

O conselho a respeito de copywriting mais importante que eu poderia lhe dar seria o de cuidar para que seu texto não seja muito difícil para seu público entender.

Se você escrever scopywriting - copyhuggingwomanobre LEGO e se concentrar em crianças, o texto deverá ser especialmente fácil de se ler.

Mas, sendo sua audiência composta por cientistas com PhD, o texto poderá ser muito mais sofisticado.

As cinco dicas que apresentamos a seguir devem, portanto, ser vistas como regras gerais.

Para determinado público, um texto deve ser mais simples, enquanto para outro a regra poderá ser mais relaxada, podendo-se escrever textos mais precisos e, portanto, difíceis.

Dica 1 – Os parágrafos devem ser claros

Escreva parágrafos claros.

No caso dos blogs, aconselhamos se iniciar sempre cada parágrafo pela frase mais importante. Em seguida, fale com mais pormenores o sentido da frase.

Procedendo desse modo, o leitor poderá compreender melhor o conteúdo mais relevante de seu artigo, para prosseguir com a leitura do restante.

Certifique-se de que os parágrafos não sejam muito longos – 7 ou 8 frases já o tornariam bastante longo.

 

Dica 2 – Escreva sentenças curtas

 

Escreva frases curtas. Frases curtas são mais fáceis de se ler e compreender do que frases longas.

Além disso, escrevendo frases mais curtas, você estará menos propenso a cometer erros gramaticais.

Escreva frases com menos 20 palavras.

Certifique-se de manter suas frases dentro desses limites de 20 palavras. Além disso, cuide para que não hajam parágrafos com mais de uma longa sentença.

 

Dica 3 – Evite as palavras difíceis

 

Nunca use palavras difíceis de serem lidas. Lembre-se de que ler uma tela é algo incômodo.

Palavras com quatro ou mais sílabas, já são consideradas difíceis de se ler. Evite-as.

Naturalmente, seu Post poderá ser em alguns casos difícil de ser escrito sem uso de um vocabulário mais sofisticado.copywriting-de-pernas-levantadas

Ilustração, por exemplo, seria um caso de palavra difícil, já que contém quatro sílabas. No entanto, há casos nos quais Você não teria como contornar seu uso.

Nesses casos, cuide com maior rigor ainda para que as frases e parágrafos do artigo não sejam demasiado longos, para assim seus leitores continuarem se sentido à vontade.

Você poderá aprender a escrever bons artigos inscrevendo-se em alguns dos cursos disponíveis na Internet. Um exemplo seria o curso Fórmula Negócio Online, recomendável por sua objetividade e clareza.

Dica 4 de Copywriting – Use as Transition Words

 

Um texto pode se tornar muito mais compreensível se em seu conteúdo estiverem inseridas palavras, ou expressões, de transição, também chamadas de palavras-sinal, como:

– Mais importante

– Porque

– Assim

– Além disso

Esses termos simples produzirão sentido para seus leitores. Esses termos sinalizam que algo está prestes a chegar.

Outro exemplo seria Você enumerar, como em

– Primeiro

– Segundo

– Terceiro…

copywriting_course_banner

Copywriting é redação bem feita, que comunica. Seja sempre cuidadoso ao redigir seus Posts e Artigos.

Ou, desejando mostrar opostos:

– Mesmo

– Menos

– Melhor…

Desejando concluir:

– Consequentemente

– Portanto…

Usar palavras de transição é como colocar cimento entre duas frases.

A relação entre as duas frases se torna evidente com o uso das palavras de transição, e assim seus leitores entenderão sua mensagem muito melhor.

 

Dica 5 – Misture tudo

 

Para que um texto seja atraente para um leitor, cuide para que seja variado.

Isto quer dizer que você deve misturar um pouco alternando parágrafos mais longos com frases curtas, usando ainda sinônimos, para não abusar da mesma palavra.

Há quem use o ‘e’ e o ‘muito’ com exagerada frequência. Nesses casos, substituindo-se “e” por “também”, “muito” por “além disso”, poderia ser possível fazer um texto mais atraente e mais fácil de ser lido.

 

Conclusão

 

Se você quiser que seus leitores leiam todo o seu Blog, faça com que seu texto seja fácil de se ler.

Não escreva um texto mais difícil do que o necessário. Evite frases longas e escreva parágrafos claros.

No Yoast estão sendo desenvolvidas atualmente novas verificações para serem adicionadas à análise de conteúdo que oferece.

O objectivo será o de se incluir várias verificações de legibilidade e entendimento de textos, para que Você, por exemplo, seja capaz de verificar se seu texto contém um SEO que seja amigável e de fácil leitura ao mesmo tempo.

Outra maneira de se certificar de que um texto seja de fácil compreensão seria o de se escolher a tipografia certa.

Você não deve usar uma fonte pequena, e deve cuidar para que o espaçamento entre linhas seja grande o suficiente.

Há um bom eBook em www.amazon.com.br sobre Copywriting, na língua original, INGLÊS, publicado nos Estados Unidos recentemente, que recomendamos. Na mesma página, há um link para se instalar um leitor de livros Kindle, Gratuito, que poderá ser instalado em seu Smartphone ou computador.