Keyword Planner

Tela inicial do Planejador de Palavras-chave. Clique na barra “Pesquisar novas ideias de palavras-chave ou de grupos de anúncios” para aprender a trabalhar com essa poderosa ferramenta. Ou cadastre-se, clicando em “Crie uma conta”, no canto superior direito.

Planejador de Palavras-chave

Em seu Planjeador de Palavras-chave, as palavras-chave deverão corresponder sempre ao que as pessoas estejam buscando na Internet, isto é certo. Por isso é que com muita propriedade podemos dizer que o Google gosta de Você quando faz tudo certo. E que os que fazem busca gostarão de Você também, por entregar o que procuravam. E Você ficará mais feliz que todos, recebendo nuvens de visitantes e fazendo vendas ou recebendo, ainda do Google, dinheiro do Adsense.

Portanto, façamos uma incursão no coração e na alma do sistema de buscas das palavras-chave, nossa mina de ouro.

Ficam assim no ar as perguntas “O que são palavras-chave? Como as encontro?”. Leia mais a respeito clicando aqui.

Se você já tiver qualquer experiência com o assunto, logo saberá as respostas; se não, podemos sugerir que navegue pela página web https://adwords.google.com.br/KeywordPlanner, do “Keyword Planner”, área para o vendedor, em oposição à página do Anunciante, Adwords, e, lendo antes as ótimas e precisas instruções do Google, comece suas pesquisas pelas suas indispensáveis palavras-chave.

O iniciante precisará inscrever-se, o que não é em nada difícil, sendo necessário apenas clicar na barrinha conforme instruções abaixo da imagem ao lado.

Para uma pesquisa correta, consistente, recomenda-se antes ler-se com atenção as instruções que se iniciam na parte inferior dessa mesma tela.

Mas falemos das palavras-chave, assunto deste post, e do Planejador de Palavras-chave.

Basicamente, classificam-se as palavras-chave em duas categorias, as de cauda curta, constituídas de uma ou duas palavras, e as de cauda longa, com a partir de três palavras. Obviamente essas últimas poderão ter quantas palavras se queira, no entanto, não parece razoável ir-se além da quinta, ou no máximo, da sexta.

Desse modo, Você poderá pesquisar por “livros”, ou por “livros grandes”, casos de caudas curtas; ou ainda por “livros grandes impressos no Brasil”, caso de cauda longa.

Sua tela a partir do login disponibilizará três opções, três propósitos de pesquisa. Inicie clicando na primeira, “Pesquisar novas palavras-chave etc.”. Se tiver estudado direitinho as instruções, será capaz de encontrar suas palavras com mais rapidez e eficiência. Veja sua página de início de trabalhos:

Keyword Planner1

O portal de sua mina de ouro, de suas palavras-chave. Leia mais clicando na imagem.

 Deverá ter notado quanto é vasto o campo das pesquisas. Deverá ter notado que sua palavra-chave poderá ser “Uma frase”, “Um website” ou “Uma categoria” também. Cuide bem de prestar atenção em cada caso.

“Um website”… Algo simples: Você poderá espionar a concorrência, saber a quantas anda, e aprimorar-se em exame cuidadoso do que fazem, que palavras-chave usam, quais as que entregam melhores resultados.

Modernamente, o Marketing de Afiliados corre por esses caminhos, os da atenção, dos cuidados com os movimentos da concorrência. E descuidar desse zelo seria colocar o pé no cadafalso.

Assim, tenha extremo cuidado com o modo como usa o seu Planejador de Palavras-chave, para que suas pesquisas de palavras-chave lhe proporcionem vantagens, como trabalhar menos com melhores resultados. E melhores resultados em nosso caso de Vendedores Afiliados significa o mesmo de sempre: mais visitantes, mais potenciais compradores, objetivo final de nossos esforços.

Falamos muito rapidamente de algo que vai muito mais longe, algo como um modesto chute inicial de uma partida que poderá ser animada ou triste, conforme se tenha ou não indispensável vigor o técnico.

Bom trabalho! Essa coisa que há quem chame de sorte.