10 Gatilhos Mentais que convertem Clientes em Compradores – II

10 Gatilhos Mentais que Convertem Clientes em Compradores – II é o segundo e último capítulo de um Post em duas partes publicado em fins de novembro de 2017.

4 – Os 10 Gatilhos Mentais que Convertem Contam Sua História

 

10 Gatilhos Mentais que Convertem

Os gatilhos mentais são infinitos, e variam de acordo com a situação. Aqui são apresentados 10 dos mais aplicados.

Os consumidores não estão interessados na história de sua empresa, não querem saber  como seu produto surgiu, e também não querem saber quando seu produto se tornou um sucesso.

O consumidor quer apenas ler, ver ou ouvir, uma história que seja emocionante. Isso é realmente o que importa saber.

Muitos anos atrás, quando a televisão não era tão popular e quando a tecnologia estava distante de ser o que é hoje, a Volkswagen lançou uma propaganda no mínimo curiosa.

Essa propaganda mostrava apenas uma imagem de várias casas iguais em um belo bairro de subúrbio com residências dentro de gramados perfeitos com suas calçadas  incomuns. E do lado de fora de cada uma dessas casas, uma Van Volkswagen. 

A imagem era sem dúvida encantadora. No entanto, o que atraía mesmo a atenção das pessoas era o pequeno texto abaixo da imagem.

A reação do público foi o desencadeamento de uma resposta emocional quase sem precedente, e a Volkswagen bateu recordes de vendas.

Os mais idosos devem lembrar da história que ficou famosa como “O Primeiro Sutiã”, que ganhou prêmios sem parar pelo mundo inteiro e sem dúvida continua na memória dos que a viram na época.

Era um comercial que causava resposta emocional imediata. Era novo e simples em tudo, usava a imagem de uma adolescente comum que saía à rua pela primeira vez com o que simbolizava para ela um novo status.

O momento de maior encanto acontecia quando a mocinha protegia seu tesouro com os cadernos da escola, que envolvia com um abraço protetor enquanto olhava para os lados, vigilante.

Histórias assim revelam como é importante se provocar reações emocionais quando se deseja conseguir conexão com um público.

– Os 10 Gatilhos Mentais que Convertem e A Simplicidade

 

10 Gatilhos Mentais que Convertem

Faça com que as pessoas entendam que Você está oferecendo algo simples de usar e, sobretudo, que obterão uma grande vantagem comprando-o.

Consumidores adoram objetos sofisticados, artesanato complexo, mecanismos e tecnologia complicada e bonita. No entanto, não querem ter que aprender qualquer coisa que exija tempo ou estudo, preferindo o produto ou serviço que seja fácil de ser usado.

10 Gatilhos Mentais que Convertem e As Tecnologias Modernas

 

Todo mundo, de um modo ou de outro, sabendo ou não, usa um ou outro “Transponder”. No entanto, poucos querem saber realmente o que é um “Transponder”.

Qualquer produto que pareça complicado ou difícil de usar, não parecerá vantajoso para seu Cliente. Um produto precisa ser simples de usar e oferecer sempre pelo menos uma grande vantagem sobre seus concorrentes.

Um produto ou serviço que não seja simples nem ofereça uma vantagem grande e clara, estará destinado ao fracasso.

A forma como deve ser usado o produto ou serviço deve ser explicada como algo muito fácil. Do mesmo modo, as vantagens que ofereça também devem ser mostradas com toda clareza, para não deixar dúvida nenhuma.

Mas se o cliente tiver que fazer esforço para compreender o que seja ou como usar um produto ou serviço, ou se ainda imaginar que seja cansativo ou incômodo o seu uso, com certeza deixará esse produto ou serviço mofar na prateleira.

6 – 10 Gatilhos Mentais que Convertem e

Você Mostrando que Seu Produto é Popular e Tem Valor

 

10 Gatilhos Mentais que Convertem

Faça parecer que seu produto ou serviço é algo raro, ou único, ou que acabando.

 

Esse talvez seja o gatilho psicológico mais importante. E a razão porque é mostrado aqui em sexto lugar está apenas na necessidade de uma empresa precisar aplicar antes dele os cinco anteriores.

Os 10 Gatilhos Mentais que Convertem e os Agrupamentos de Pessoas

 

Procure se associar a um grupo, e tente ser parte desse grupo.

Nós Humanos nos conectamos uns aos outros porque há uma razão para isso. Veja o caso dos grupos religiosos, por exemplo. Cultivam sobretudo um hábito, o de Seguir com lealdade e dedicação. E essa é a lição que o empresário deve aprender.

7 – Faça com que as Pessoas Fiquem Intrigadas 

 

10 Gatilhos Mentais que Convertem

As pessoas gostam de se associar, de participar de grupos.

Nós todos somos atraídos pelo que conhecemos ou experimentamos.

Nós gostamos de comer nossos pratos favoritos, de prepararmos receitas que conhecemos e nos orgulhamos do que criamos.

Também gostamos de estar na companhia de amigos, de nos sentirmos confortáveis e seguros junto desses amigos.

Do mesmo modo gostamos de participar de um grupo com o qual sintamos mais afinidade também no trabalho. Uma parte de nós anseia por algo previsível, certo e que possua continuidade.

Mas há ainda uma parte da mente que deseja surpresas, que quer explorar o desconhecido, que anseia por ser seduzida ou no mínimo intrigada. Pois é exatamente essa parte curiosa da mente que nos interessa, já que pode se sentir atraída por nossa proposta.

No entanto, não é o mesmo que a busca por algo novo ou original. Na verdade se trata de anseio por algo apenas diferente, algo além do trivial, do previsível, qualquer coisa distante do lugar comum. 

Desse modo, qualquer produto ou serviço terá valor na medida em que desperte curiosidade ou deixe as pessoas intrigadas ou seduzidas. Uma pessoa com um desses  estados emocionais facilmente se tornará mais um Lead em sua lista.

8 – Os 10 Gatilhos Mentais que Convertem e o Medo de Perda/Medo de Falta

 

10 Gatilhos Mentais que Convertem

Um gatilho mental desgastado pelo excessivo uso, que no entanto não deve ser esquecido.

Esse é um gatilho mental que tem perdido valor devido a uso abusivo nos últimos tempos. Que no entanto, não deve ser descartado.

O medo da perda tem sido sempre uma força motriz poderosa, e tem criado sucessos estrondosos no decorrer do silêncio de uma simples noite. No entanto, deve ser usado com moderação.

Os argumentos de venda focados em quanto um produto ou serviço seria escasso, tem explodido em campanhas de marketing de e-mail por toda parte.

Mas esse modo de persuasão tem asas curtas, pois um Lead que receba com demasiada frequência mensagens com essa espécie de apelo, logo deixará de levar o caso a sério, e assim a campanha não surtirá efeito nenhum.

O medo de perda terá que ser bem fundamentado, não podendo ser um apelo ao acaso. O Anunciante terá que apresentar provas suficientes de que o produto ou serviço oferecido já tenha sido adquirido por muitas pessoas, e por isso poderá acabar ou ter seu fornecimento suspenso a qualquer instante.

Desse modo, fica evidente que não se poderia usar esse tipo de argumento ao se anunciar um novo produto ou serviço. Porque afinal, o público nem teria conhecimento de que existisse. 

9 – Os 10 Gatilhos Mentais que Convertem e Prova Verificável

 

10 Gatilhos Mentais que Convertem

Tente obter depoimentos, provas sociais do valor do produto ou serviço que esteja anunciando.

Seja o que for que você esteja promovendo, será possível que alguém acredite em sua proposta e declare isso em um vídeo ou em um texto escrito. Torne isso público.

Mostre seu produto sendo usado, publique avaliações de pessoas, sobretudo de autoridades em sua área de atuação, obtenha recomendações e análises de pessoas idôneas.

Você precisa conseguir a confiança de seus potenciais compradores, e para isso terá que mostrar provas de que Você e seu produto ou serviço são realmente confiáveis.

Mas tudo deverá ser verificável acima de qualquer dúvida, para que as pessoas se sintam seguras para decidir pela compra.

Ponha todo seu empenho em mostrar que seu produto ou serviço seja fácil de ser usado e que possua grande utilidade, além de durabilidade. Naturalmente sem esquecer das provas sociais verificáveis de que falamos acima. 

10 – Os 10 Gatilhos Mentais que Convertem e 

O Burburinho Social, a Imprensa e as Controvérsias

 

10 Gatilhos Mentais que Convertem

A Imprensa é sua aliada, use-a para ajudar a divulgar seus produtos ou serviços.

A imprensa, ou mídia, pode causar um dos mais poderosos impactos nos lançamentos e promoções. E quando algo recebe destaque da imprensa, as pessoas em geral prestam muita atenção.

Quando há muito  barulho em torno do lançamento de um produto, serviço ou empresa, logo as pessoas sentem um desejo.

Mesmo nos casos em que acontecem controvérsias, as vantagens logo aparecem, e as controvérsias até ajudam a divulgar o produto ou serviço.

Você viu neste segundo e último capítulo a importância de se aplicar os 10 gatilhos mentais que convertem. Agora, use os Links do lado esquerdo da página e compartilhe com sua família, seus amigos e seus contatos. Isso será útil para todos que se interessem pelo tema.

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