10 Gatilhos Mentais que convertem Clientes em Compradores – I

10 Gatilhos Mentais, uma parte do que realmente dispara o comportamento de compra nas pessoas. Este é o primeiro de dois capítulos.

10 Gatilhos Mentais

A ação dos Gatilhos Mentais lhe parecerão verdadeiras mágicas quase todo o tempo.

 

O que fazemos fisicamente não passa de mera manifestação do que ocorre em nossa mente. Nossas ações são manifestações de nossos pensamentos.

Até onde nossas ações parecem ir contra a razão, ou contra uma suposta lógica de nossos pensamentos? A verdade é que nossas ações são motivadas por compulsões subconscientes.

Toda ação e reação pode ser rastreada até suas fontes na psique humana. E com seus Clientes não acontece diferente disso. As pessoas tomam suas decisões ao disparar de verdadeiros gatilhos psicológicos. E esses fatores desencadeantes podem ser dirigidos por uma pessoa bem preparada para isso.

Assim, mesmo sabendo que os fatores desencadeadores do dispositivo que aqui chamaremos apenas de Gatilhos Mentais, vão muito além dessa modesta quantidade. A verdade é que falaremos a partir daqui apenas dos 10 Gatilhos Mentais que nos parecem os mais importantes para a obtenção de Leads, nosso interesse maior, já que falamos no final das contas de e-Mail Marketing.

 

1 – 10 Gatilhos Mentais e A Busca Pelo Prazer

 

10 Gatilhos Mentais

A mente busca pelo prazer e pelo conforto todo o tempo, e a lei do menor esforço dita as regras em cada caso.

 

Todo ser humano é atraído pelo prazer e foge à dor. Ninguém deseja sofrer e todos querem desfrutar bons momentos. Pois esse anseio por favorecimentos é que leva as pessoas a comprarem produtos e serviços.

Sendo uma empresa, profissional do marketing ou vendedor, Você precisa apresentar seu produto ou serviço de uma maneira que ajude seus clientes a se imaginarem de algum modo sentindo prazer em usar seu produto ou serviço. E esse produto ou serviço poderá ser qualquer coisa.

Seu Produto ou Serviço deverá estar todo o tempo disponível, além de se mostrar fácil de ser adquirido. E a isso se somando o que falamos acima, o Visitante de sua página não terá como não se interessar por lhe comprar ou pelo menos se inscrever em sua lista.

Cuide muito bem do que falamos nos dois últimos parágrafos, porque um Visitante pode chegar ao exagero de se sentir até ofendido ao ver uma proposta ou oferta mal cuidada, desleixada ou pouco profissional.

Mas procure lembrar de que o prazer de que falamos nem sempre será físico, mas poderá ser emocional ou psicológico.

O que é prazer varia de pessoa para pessoa. Portanto, Você só terá como se aproximar com segurança do gosto dessas pessoas concentrando o foco de suas ofertas e mensagens no assunto de seu nicho.

Desse modo, identificado o tipo de prazer que seu público deseja, crie estratégias para que sua campanha de marketing atenda a essa demanda.

2 – 10 Gatilhos Mentais e A Perseguição Pelo Novo, Pelo Original

 

10 Gatilhos Mentais

As pessoas amam as novidades, e não resistem a um produto ou serviço que seja realmente algo novo.

 

As pessoas amam as coisas novas. Não importa de que produto se trate, as pessoas gostam das novidades. Novas roupas, sapatos novos, um carro novo, uma nova casa, um novo telefone, um novo laptop, um novo conjunto de qualquer coisa, ou um novo óculos.

Tudo que é novo traz embutido um apelo especial. E se o produto ou serviço for algo original e único, esse apelo chega à altura das nuvens, explode na praça, por ser diferente de tudo que se vê ao redor.

A busca pelo Novo e pelo Original, pode ser explicada como fascínio pelas novidades. Estudos provam quanto a exposição ou antecipação de uma novidade aumenta a secreção de dopamina no cérebro das pessoas. Isso demonstra que o gatilho tem fontes  neurológicas, que o torna portanto consistente e por isso confiável.

10 Gatilhos Mentais e A Realidade em 2 Exemplos Simples

 

10 Gatilhos Mentais

As pessoas anseiam de verdade por coisas novas, criações revolucionárias. Os fabricantes de automóveis e de smartphones sabem quanto isso é verdade.

 

Veja o caso dos telefones inteligentes, ou Smartphones, e dos automóveis. Os períodos entre seus novos lançamentos tem sido sempre cada vez mais curtos, e suas novidades tem sido com quase sempre superficiais, sendo raras as alterações mais profundas.

Podemos ver isso todo o tempo entre as rivais Apple e Samsung, Volkswagen e Toyota, apenas como exemplos mais conhecidos.

Essas atualizações tem acontecido com toda linha e todo tipo de produtos e serviços.

A regra tem sido a de se alterar sobretudo as aparências, não muito os conteúdos, que recebem aperfeiçoamentos só a intervalos muito maiores. E assim, com alterações apenas estéticas, essas empresas saciam a fome de novidades que identificam nas pessoas.

Tudo isso acontece porque as pessoas anseiam por se distanciar do passado, do que chamam de velho, e fazem isso tentando segurar pedaços do que parece o futuro.

3 –  10 Gatilhos Mentais e O Motivo de Sua Essência

 

10 Gatilhos Mentais

Os fabricantes de automóveis sabem quanto as pessoas são ansiosas por novidades

 

Qualquer produto ou serviço que encontramos no mundo, oferece alguma vantagem ou benefício, e se não fosse assim, não existiriam.

Você pode mostrar quanto quiser as novidades e os benefícios de seu produto ou serviço. No entanto, apenas isso não será capaz de gerar conversões ou vendas.

As Conversões ou Vendas só acontecerão quando Você mostrar a Vantagem que seu Cliente terá comprando seu produto ou serviço.  

A conclusão é muito clara: as pessoas estariam aguardando a promessa de uma vantagem consistente, real e palpável.

Muitos comerciantes e vendedores tem sido enganados pela crença de que as pessoas precisariam de muitas razões para concluírem uma compra, o que está a léguas de distância da realidade.

A maior parte das pessoas nem conhece todos os recursos dos produtos que compram. O consumidor médio é mais interessado do que experiente.

O consumidor médio tem à disposição uma grande variedade de produtos e serviços, podendo escolher à vontade entre eles. Assim, só precisa de uma boa razão para definir essa escolha.

Vejamos o caso dos alimentos orgânicos e do chá verde. Não haveria sentido em se acreditar que a maioria dos consumidores desses produtos sejam conhecedores das diferenças entre alimentos orgânicos e comida inorgânica.

As pessoas simplesmente acreditam que há uma boa razão para se escolher os alimentos orgânicos e o chá verde, e isso tem sido suficiente para promover esses dois produtos no mundo inteiro.

Agora, por favor, compartilhe com seus contatos, seus amigos e sua família. Todos precisam de novidades, de descobrir coisas novas. 

 

Summary
10 Gatilhos Mentais que convertem Clientes em Compradores - I
Article Name
10 Gatilhos Mentais que convertem Clientes em Compradores - I
Description
Os Gatilhos Mentais estão no topo do que é fundamental na extremidade inferior dos funis, sejam de vendas, sejam de qualquer outro tipo de conversão que se almeje.
Author
Publisher Name
Anden
Publisher Logo

GRÁTIS! e-BOOK "10 PASSOS PARA ESCREVER e-MAILS ARRASADORES!"

1 Comentário

  1. Pingback: 10 Gatilhos Mentais que convertem Clientes em Compradores - II

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *